Texto: Léo Varnier – Estudante de Jornalismo.

Edição e Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.

Entre campanhas de Marketing Digital, uma das que mais têm obtido destaque é a de Marketing de Influência. Muitas marcas e empresas perceberam essa área como uma oportunidade de negócio para desenvolver estratégias de engajamento.

Neste texto, você entende melhor como e por que as empresas devem investir em Marketing de Influência. Boa leitura e continue conosco!

Antes de tudo: o que é o Marketing de Influência? 

Como o próprio nome sugere, o Marketing de Influência é uma estratégia do Marketing Digital que ocorre por meio das plataformas digitais (Instagram, YouTube, Tik Tok e etc) e envolve produtores de conteúdo independentes que possuem certa influência sobre grandes públicos bastante engajados – os influenciadores.

O objetivo, no geral, é criar uma ponte entre marca e público influenciado, impactando positivamente a sua estratégia. Outras vantagens são:

  • Gerar valor;
  • Estabelecer confiança para a sua marca;
  • Adquirir novos clientes;
  • Encantar o seu público-alvo; e
  • Influenciar na decisão de compra.

Sendo assim, é a partir dessa identificação que as marcas estabelecem parcerias que devem utilizar, apresentar e divulgar os produtos e serviços de determinada empresa.

Por que investir em Marketing de Influência

A Inflr, adtech pioneira em ações com influenciadores digitais, realizou uma pesquisa com cerca de 100 empresas e estabeleceu um panorama para avaliar as expectativas de crescimento e investimento do Marketing de Influência em 2023.  

O resultado obtido foi que 70% das empresas entrevistadas direcionaram recursos para Marketing de Influência só em 2022. Pelo levantamento, até o final de 2023 as marcas e empresas pretendem investir 64% a mais de recursos nessas ações em comparação com o ano anterior.

Como colocar em prática

Durante este texto, você pôde entender por que as empresas devem investir em Marketing de Influência. Mas como colocar em prática?

Antes de tudo, é necessário definir objetivos a curto, médio e longo prazo. Você está lançando um produto? Quer aumentar o seu alcance ou somente se tornar conhecido e reconhecido? Pense nesses detalhes para definir o ponto de partida.

Outro detalhe necessário é entender a persona para qual você e o influencer estão se comunicando nas estratégias de Marketing.

Bônus: Escolha os influenciadores certos! Defina um criador de conteúdo que converse diretamente – e com respeito – com o seu público-alvo.

Agora que você sabe como e por que as empresas devem investir em Marketing de Influência, é hora de colocar em prática e testar.

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